English Spain
Amendoim & Cia - Cremes de Amendoim & Alfarroba

       

Afinal, o que é alfarroba?

 

A alfarroba é uma vagem, de cor marrom escuro e sabor adocicado. É o fruto da alfarrobeira, planta originária do mediterrâneo.

O pó da alfarroba, derivado da polpa da vagem torrada e moída, é utilizado para substituir o cacau.

Esse pó, contudo, possui expressivas diferenças em relação ao cacau. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui só 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.

A alfarroba possui alta concentração de aminoácidos, carboidratos, proteínas, vitaminas B, C e E, fibras solúveis e insolúveis e minerais como o cálcio (em grande quantidade), fósforo e ferro.

O pó da alfarroba é rico em açúcares simples, tendo um sabor agradável e natural, e por esta razão pode substituir o cacau nas receitas de sobremesas (brigadeiro, pavê e outros), recheios e coberturas de bolos e também substituindo os achocolatados.

Esta riqueza em açúcares naturais, não prejudiciais, se soma a outras extraordinárias vantagens como:
• não engorda: possui pouca gordura e muito açúcar natural;
• ideal para combater a constipação: contém fibra solúvel (pectina) e insolúvel (celulose);
• é rica em oligoelementos, minerais e vitaminas;
• não afeta o sistema nervoso: não contém cafeína nem teobromina.

Ao consumir alfarroba evita-se as consequências do uso excessivo de açúcar refinado.

É aconselhada para diabéticos, pois contém baixa concentração de hidratos de carbono e pode ser usado por celíacos, por não conter glúten.

Resumindo: a alfarroba é um substituto saudável para o chocolate, sendo ideal para quem deseja sabor sem os efeitos indesejáveis deste.