Como Emagrecer comendo amendoim?

Parece mentira, mas comer amendoim ajuda a manter o peso no verão!
Mas além da estética, existem outros motivos para se tomar a decisão de emagrecer, como melhoria na qualidade de vida e a prevenção de doenças.
Um dos ingredientes importantes que pode e deve ser incorporado à dieta diária e auxilia o emagrecimento com saúde é o amendoim. Pouca gente sabe, mas o amendoim é um dos alimentos mais completos em nutrientes e reúne proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais, e pode ser largamente aproveitado na alimentação, principalmente como suplemento proteico de qualidade. E mais: é mais barato que outras proteínas como castanhas, leite, carne e queijo.
Além disso, o amendoim é um alimento funcional que pode atuar como inibidor de apetite: foi comprovado cientificamente que após a ingestão de uma pequena porção os níveis de saciedade elevam-se e se mantêm por mais de duas horas, ou seja, mais do que o dobro de saciedade quando comparado aos lanches hipocalóricos normalmente recomendados em planos alimentares para redução de peso. Portanto, o tradicional snack, desde que consumido com moderação, pode ser um saboroso aliado na manutenção do peso durante o verão.

O AMENDOIM E SEUS BENEFÍCIOS
O amendoim é uma semente oleaginosa que possui nutrientes e vitaminas importantes para o equilíbrio do organismo, manutenção da saúde e, por isso mesmo, auxilio no tratamento de algumas doenças. Cerca de 25% da composição do amendoim é de proteínas, o que o coloca como uma excelente estratégia de composição proteica na alimentação de adultos e crianças.
Nutrição, prevenção de doenças cardiovasculares, diminuição de colesterol e triglicérides, equilíbrio do metabolismo, suprimento de vitamina E e fator de inibição de apetite são algumas das características apontadas em estudos da Associação Paulista de Nutrição, solicitados pela Associação Brasileira de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - ABICAB, que colocam o amendoim na categoria de alimentos funcionais, desde que consumido em porções adequadas.
Segundo a avaliação da Associação Paulista de Nutrição, é importante ressaltar que a gordura presente no amendoim vem principalmente de ácidos graxos poli-insaturados, que são benéficos para a saúde. Essas gorduras poli-insaturadas são responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares, pois fazem conjunto com outros nutrientes como o resveratrol, uma substância natural presente no amendoim em alta concentração, idêntica à encontrada no vinho e na uva.
Entre os outros nutrientes está uma substância chamada ?-sitosterol, que tem um papel já testado e aprovado pela comunidade científica europeia e norte-americana, de prevenir o desenvolvimento de câncer, além de3 diminuir tumores já existentes.
O consumo frequente de amendoins também diminui as taxas sanguíneas de colesterol e triglicérides entre 11 e 14%, ao mesmo tempo em que aumenta os níveis de magnésio, um mineral muito importante para o equilíbrio metabólico, mesmo de pessoas em que a doença é determinada por falha genética. Verificou-se que esse tipo de pacientes normalmente é privado de diversos alimentos, o que provoca deficiências de vitamina E, cuja falta está sendo relacionada a doenças neurovegetativas.
Uma porção de 30 gramas de amendoim fornece 25% da recomendação diária do consumo de vitamina E e alto teor de zinco, mineral vital para a formação e liberação de hormônios. Já existem, inclusive, estudos que comprovam que o consumo de amendoim pode retardar ou diminuir a incidência do Mal de Alzheimer.

GARANTIA DE QUALIDADE
O resgate do amendoim como um alimento nutritivo com garantia de qualidade é um dos principais objetivos do Pró-Amendoim um programa de auto-regulamentação lançado em 2001 pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – ABICAB -. O programa atua no sentido de melhorar a qualidade do produto in natura e industrializado, e faz monitoramento da qualidade dos produtos feitos com amendoim de maneira sistemática e metódica.
Em 2002 a ABICAB lançou um selo de qualidade, credenciando seu uso por 9 empresas associadas ao Programa Pró-Amendoim que, dessa forma, trazem uma informação visual nas embalagens garantindo aquele produto foi industrializado com um rígido controle de qualidade e é seguro.
30 gramas, 32 unidades ou uma porção de Amendoim Torrado (percentuais relativos à recomendação diária), contêm:
Proteína 14%
Gordura total 21%
Gorduras poli-insaturada e monoinsaturada 11%
Gordura saturada 10%
Carboidrato 2%
Fibra 8%
Colesterol 0%
Vitamina E 25%
Niacina 19%
Magnésio 12%
Folato 10%
Cobre 10%
Fósforo 10%
Potássio 10%
Tiamina 10%
Zinco 6%
Ferro 4%
Cálcio 2%

 



Voltar